Alêtheia Editores: “Vamos lançar grande parte do nosso fundo de catálogo em ebook”


A Alêtheia é das mais recentes editoras portuguesas a iniciar a venda de portefólio nos mercados digitais. A obra “Foi Assim” passou a estar disponível na Kindle Store (Amazon) e iTunes (Apple).

No sentido de perspectivar os planos de ação da Alêtheia Editores / Várzea da Rainha no mercado digital, entrevistamos a administradora Alexandra Loura.

A

 Alêtheia proporciona o serviço de edição de ebooks através da Várzea da Rainha Impressora. Em que sentido decidiram realizar novos investimentos nesta área?
A evolução nesta área é grande e aumenta progressivamente o número de leitores com acesso a dispositivos móveis para leitura de livros (quer se trate de iPad, Android ou Kindle). Daí que faça absoluto sentido que os autores se virem também estas plataformas electrónicas para além do livro impresso. Já que a VRI proporciona aos seus clientes todos os serviços para a edição de um livro não poderia deixar de disponibilizar a criação de livros electrónicos.

O número de pessoas que procuram o seu serviço digital é considerável?
Sim, é já um número muito interessante.

A Alêtheia, como editora, está a iniciar a venda das suas edições em formato digital. Como está a correr a experiência em termos de aceitação e número de “downloads”?
Está a correr muito bem, com uma aceitação grande por parte dos utilizadores que nos procuram para saber quais os próximos títulos que vamos disponibilizar em formato electrónico.

Todas as obras da editora vão passar a ser editadas neste formato?
Estamos dedicados a passar os nossos livros mais emblemáticos a ebook para, no futuro, podermos ter grande parte do catálogo editorial disponível em formato electrónico.

Pretendem fazer-lo numa plataforma própria ou, por agora, a estratégia passa por disponibilizar no Apple iTunes e Amazon Kindle store?
Estamos também a fazê-lo através do portal da Várzea da Rainha Impressores (www.varzeadarainha.pt), para além da Apple Store e da Amazon Kindle Store.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.