Um mistério chamado Maria Clementina


Há um novo mistério na música portuguesa: quem são os músicos dos Maria Clementina? Diz-se que a banda foi criada por uma agência de comunicação com o intuito de musicar um “refresco” de Verão.

Na arte e espectáculo, a ilusão é tudo. Quando se revelam os segredos, o interesse esvai-se. Daí que os autores da banda virtual se “escondam” por detrás de personagens de animação. Há quem diga que são músicos portugueses conhecidos do público.

Maria Clementina, que se identifica como “ruralo-pop-inconformado”, tem despertado interesse pela música, leve e veraneante, e pelo mistério. Quem são os músicos por detrás do projecto, é a questão mais colocada.

A identificação de uma das vozes masculinas parece-me de resposta fácil: Tiago Bettencourt. B Fachada, atendendo ao seu estilo e catalogação do som da banda, deverá ser a segunda voz. Não colocava de parte, contudo, a participação do vocalista de Oioai, Pedro Puppe.

Na secção feminina permanece o mistério. O nome mais apontado é de Lena de Água, cantora pop dos anos 80, que faz a sua carreira agora no Jazz. É difícil de identificar mas a minha aposta vai para Margarida Pinto. Susana Félix, Nancy Vieira ou Maria de Medeiros são outras “variáveis” na mesa.

Seguir referências internacionais, já “batidas” na memória dos ouvintes, é a fórmula mais fácil de afirmar um projecto a partir do zero. Daí que não é muito difícil associar Maria Clementina ao conceito de Gorillaz… ou Corvos a Apocalyptica, Divinus a Gregorian. Há quem acredite já ter identificado o Michael Bublé? português. É a vida, como dizia o outro.

Post publicado no blog Do Vinil ao Digital do Expresso a 03.04.2010

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.