OK Go vs EMI: quando o video é viral em demasia


Os OK Go, banda americana conhecida pelos seus vídeos virais, anunciou a saída da EMI e criação da sua própria editora. A mudança terá sido espoletada por um diferendo quanto à estratégia de promoção da banda… no Youtube.

Em 2006, o quarteto de Los Angeles tornava-se um fenómeno mediático devido à internet. O vídeo “Here It Goes Again” tem já mais de 50 milhões de visualizações e foi amplamente divulgado na blogoesfera e posteriormente nos medias tradicionais. Os OK Go são um dos primeiros exemplos de artistas a saber usar o Youtube para promoção global e estratégica.

Entretanto, a editora desactivou a opção de partilha de vídeo (“embedding”) de “Here It Goes Again” e de outros trabalhos dos OK Go. Uma questão de direitos de autor e… de fonte de rendimento da EMI. Resultado, a banda teve menos projecção na web e há vídeos que não ultrapassam a 10 milhões de visualizações.

O vocalista guitarrista, Damian Kulash, discutiu a situação na imprensa. Na sua tese, é um confronto entre novo versus velho modelo de negócio. Segundo ele, este último representa um tiro no pé da indústria discográfica.

O último single, “This Too Shall Pass” tem permissão de partilha. Resultado, numa semana tem mais de 7 milhões de visualizações.

Artigo publicado no Diário2 a 11.03.2010

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.