Os novos fados de Jorge Fernando, Rão Kyao e Fernando Girão


A carreira de Jorge Fernando, Rão Kyao e Fernando Girão ganhou relevo a partir dos anos 80. Seguiram por terras musicais do tradicional, fusão europeia e nacional-cançonetismo e que uma década antes eram explorados já por Carlos Mendes, Fernando Tordo, Sérgio Godinho, entre outros. Os três cavalheiros do folkalypse regressam à beira de 2010 com novos trabalhos tendo por base o fado.

Jorge Fernando tem em “Vida” o seu 11º álbum. De braço dado com a música com que cresceu, o fado, procura a contemporaneidade nas participações de Sam the Kid e Ana Moura. Do registo faz parte um dueto com Amália Rodrigues, agora que se registam 10 anos da ausência da diva.

Em 2009, Fernando Girão reencontra-se com a música e com o seu público em “Fado Negro”. Entre os 12 temas originais encontram-se “Fado Maria Girão” e “Fado Fernando de Freitas”, dedicados a seus pais. Uma viagem de saudade e misticismo sempre com um toque de criatividade.

Rão Kyao acaba de lançar “Em’Cantado”, obra onde o som da flauta de bambu se conjuga com as vozes de Ana Sofia Varela, Camané, Carminho, Manuela Cavaco, Ricardo Ribeiro e Tânia Oleiro. O CD de 25 temas foi lançado esta segunda-feira. Do vinil ao digital - Os novos fados de Jorge Fernando, Rão Kyao e Fernando Girão

Artigo publicado no Do Vinil ao Digital a 3.10.2009

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.