Autarquias.org, opinião aos cidadãos


Ao longo do ano de 2009 os portugueses foram chamados três vezes às urnas. A discussão sobre Política 2.0 alimentou alguns cantinhos da Web, motivou apresentações em conferências e artigos. Se alguma conclusão se pode tirar, é que as “novas tecnologias” não estão propriamente instaladas no exercício da política… pelo menos ao nível do marketing.

autarquias.orgNo entanto, há excepções por parte da sociedade civil. É o caso do autarquias.org , uma plataforma que vive da participação dos cidadãos e visa “reportar, ver, partilhar ou debater problemas municipais”.

Casos “menores” como lixo e buracos na via pública, postes de iluminação avariados, equipamento danificado, problemas nos abastecimentos e outros podem ser alertados aos municípios pelos cidadãos através do autarquias.org.

autarquias.org Os avisos não caem no vazio. O município de Grândola, por exemplo, já utiliza esta plataforma interactiva na resposta aos casos solicitados pelos munícipes. Para além de pedidos e acompanhamento de respostas o autarquias.org permite também a abertura de debates entre cidadãos.

O autarquias.org é pertença da PartilhOpinião, uma associação que tem por meta a utilização de ferramentas tecnológicas na promoção e valorização da cidadania.

Artigo publicado no Diário2 a 9.12.2009

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.