Socialnomics: devem as estratégias de social media ser avaliadas pelo ROI?


whoopO Return of Investment (ROI) aplicado a estratégias de marketing online, passou ao de leve pelo Upload Lisboa mas é uma das discussões importantes para empresas e marcas. Estas sabem que na Internet estão milhões de consumidores e que a digitalização marcará novos rumos económicos mas têm dúvidas. Muitas dúvidas, se os recursos financeiros aplicados geram receita, retorno e cumprem metas estabelecidas.

O principal obstáculo dos profissionais que realizam estratégias em Social Media não é afirmar capacidades e eficácia, mas sim convencer os potenciais clientes que o investimento terá retorno e que este se pode medir. Há exemplos que respondem positivamente a esta dúvida, como fiz ver na minha apresentação no Upload Lisboa. Há empreendedores que, com acções simples e criativas, contabilizam novas oportunidades de negócio.

A dinamização da reputação e gestão de cliente são outras oportunidades que as estratégias em redes sociais podem criar para as marcas, no entanto, os resultados não se traduzem facilmente em números. Ainda assim, a interacção gera referências contabilizáveis em: tráfego, ligações, subscrições RSS, posição em motores de busca; “amigos” e comentários em redes sociais; blogues, fóruns, sites; etc. A recomendação de um produto e a satisfação de clientes são de difícil mensurabilidade, daí que vários profissionais da área apontem que o ROI não é aplicável à Social Media.

Erik Qualman reúne, no vídeo Socialnomics, vários exemplos onde o ROI é medido em percentagens e resultados.

Artigo publicado no Diário2 a 25.11.2009

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.