Música e Jornalismo: Under Pressure


Recentemente o 10000 Words, blog de jornalismo e tecnologia, lançou um questionário às suas “bases”. “Qual é a música que melhor personifica o presente estado do jornalismo?”

Os comentários generalizaram-se tanto no blogue como no Twitter e a faixa que reuniu mais consenso foi “Under Pressure” dos Queen e David Bowie. Entre as mais votadas estiveram “Bury Me With It” dos Modest Mouse;”Video Killed the Radio Star” dos The Buggles; “Death or Glory” dos The Clash e “Live and Let Die” dos Guns N’ Roses.

Cada música esconde-nos um percurso, uma lenda. Quando David Bowie se encontrou em Montreaux (Suíça) com os Queen, estava previsto gravar apenas as vozes secundárias do tema “Cool Cat”. Porém, a sua participação na súmula “Hot Space” não ficou por aí. “Under Pressure” resultou da reconversão de “Feel Like”, faixa com arranjos iniciais atribuídos a Roger Taylor (bateria). O resto é história. A música foi o primeiro single do álbum de 1982 dos Queen, foi um sucesso de vendas e projectou os artistas envolvidos.

Entrou na cultura popular dos anos 80, mas foi amplamente exposta na década seguinte com o sample que fez de “Ice Ice Baby” de Vanilla Ice (1990) um sucesso de vendas, e com a performance de David Bowie e Annie Lennox em 1992 no “Concert For Life” em Wembley na homenagem a Freddy Mercury.

Artigo publicado no Do Vinil ao Digital a 09.03.2009

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.