Qual é a sua “canção” preferida dos últimos 10 anos?


Qual é a sua ‘canção’ preferida dos últimos 10 anos?”. Recentemente fizeram-me esta questão. Uma escolha difícil, por entre centenas de álbuns que ouvi na última década, mas não impossível.

Vejo um álbum com uma soma de experiências e inspirações, como uma árvore numa floresta. Isolar uma parte é descarnar parcela da sua essência. Por outro lado, o epíteto ‘canção’ não é o melhor para promover uma criação musical plena. Recorda-me single, one selling hit, festival da Eurovisão, etc.

As objecções e dúvidas foram vencidas e a minha escolha recaiu na recriação de “Verdes Anos” que Pedro Jóia inscreveu em “Sueste”, o seu segundo trabalho. Ouvir este tema gravado em Fevereiro de 1999, abriu os meus gostos ao amplo e encantador universo da música portuguesa.

A faixa de Carlos Paredes inspirada em “Summertime” da obra “Porgy and Bess” de George Gershwin, recebeu de Pedro Jóia a força do flamenco e a expressão do jazz numa peça singular de fusão. Bernardo Sassetti marca presença com um solo de piano.

A minha relação com a música tem sido compassada com rupturas, que descobrem e acrescentam novos “quadros” aos gostos já assimilados.

Mas falemos de si. Qual é a sua ‘canção’ preferida dos últimos 10 anos?

Artigo publicado no Do Vinil ao Digital a 01.03.2009

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.