Renascença e Antena 1 lançam web rádios de informação


Grupo Renascença

O Grupo Renascença vai lançar uma rádio online de informação, no primeiro semestre de 2010. Num projecto amplo que envolve a criação de 3 Web TVs, o canal áudio terá uma programação base e fará o aproveitamento de alguns conteúdos generalistas e desportivos emitidos em antena com outros realizados especificamente para a internet.

A rádio pública prepara também uma web rádio com palavras. A Antena 1 – Vida, ainda sem data prevista de início, vai agregar conteúdos emitidos pela RTP (rádio e televisão). O som de programas como Sociedade Civil, Jogo da Língua, Causas Públicas, Saber Comer, entre outros, vai “rodar” na nova rádio online.

Rádio Lusitãnia

A RTP é o grupo de média português que mais experimenta o formato web rádio, mas numa vertente passiva, musical e de reaproveitamento de informação. Actualmente emite a rádio Lusitânia, que emite música portuguesa e, há alguns meses, recordou o festival Woodstock e a vida de Mozart através de emissões contínuas em rede.

Face à limitação das frequências hertezianas e a digitalização dos média, a rádio continua a experimentar novos formatos como o web ou satélite. Em Portugal, a experiência falhada mais relevante é a rádio Mais Futebol. Após alguns meses de programação desportiva própria, o projecto da Media Capital foi suspenso. Lá fora, a norte-americana Sirius, cadeia satélite que conta com “animador” Howard Stern nas suas fileiras, ainda não se impôs como modelo alternativo às emissões megahertz.

Artigo publicado no Diario2 a 24.112009

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.