3 exemplos de como divulgar turismo nas redes sociais 1


[este artigo foi originalmente publicado no blog Twitter Portugal a 24.08.2009]

Afirmava Pedro Mamede num texto anterior que “plataformas como o Facebook, Hi5, Flickr, e mais recentemente o Twitter, servem agora para comprar ou vender produtos, trocar contactos e experiências de trabalho, apresentar estratégias e oportunidades de negócio ou até mesmo promover o turismo”. De facto, este é um dos sectores mais criativos no marketing Web interactivo. Vejamos três exemplos contemporâneos: “descontos para os seguidores nas redes sociais”, “crie um vídeo, viaje num cruzeiro” e “Baptize um dos nossos aviões“.

“Descontos para os seguidores nas redes sociais”

Um dos regulares e apetecíveis desafios que as marcas de turismo propõem no Twitter são os descontos. Por exemplo, o Hotel Faro durante o mês de Setembro dá ao seguidor do seu perfil a hipótese de reservar um quarto por menos 25% do preço de tabela.

Na restauração, Augusto Gemelli promove na página de Facebook e Twitter um menu de degustação de 4 pratos a 29 euros. A iniciativa está a decorrer até 31 de Agosto e é válida apenas para “followers”.

Mas como o turismo não se faz exclusivamente de dormida e comida, existem companhias aéreas em interacção “promocional” com os seus seguidores. Jet2, United Airlines e JetBlue são algumas das marcas que se ligam aos clientes no Twitter, não só informando como oferecendo descontos de tarifas. A nova-iorquina JetBlue ultrapassou já a barreira do 1 milhão de seguidores. Porque será?

“Crie um vídeo, viaje num cruzeiro”

A Exit, agência de viagens online dos grupos Sonae e RAR, está a promover um passatempo que promove o envio de vídeos criativos sobre férias. As películas são colocadas num canal de Youtube e a que reunir maior “rating” no final de Setembro próximo recebe uma viagem de 14 dias no cruzeiro Vision of the Seas no percurso de Lisboa a Rio de Janeiro. De momento, estão menos de 10 trabalhos a concurso. Uma participação dinâmica no Twitter e Facebook garantiria, certamente, mais películas.

“Baptize um dos nossos aviões“

A Vueling findou há dias um desafio que propôs via Twitter e Facebook. A companhia aérea decidiu recolher sugestões de nomes para cinco dos aparelhos que herdou da Clickair, companhia com a qual juntou os “trapinhos” a 9 de Julho deste ano. Ao participar, o cliente ganhava automaticamente um desconto de 10 euros num percurso. Cerca de 60 mil pessoas envolveram-se nesta iniciativa.

Entre as 50 melhores propostas foram apuradas cinco, uma das quais da portuguesa Tânia Teixeira. A frase mais votada foi “Unos vuelan, otros Vueling”. O vencedor, Lluis Nieto Ortin, ganhou cinco viagens para qualquer destino da Vueling. O prémio é para duas pessoas e inclui duas noites de hotel e vai colocar o autor no hangar aquando da pintura da nova designação no avião.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

One thought on “3 exemplos de como divulgar turismo nas redes sociais

  • jorge

    a publicidade apanha todo os meios a disposição, não admira que venha parasitar as redes sociais como o faz já nas caixas de correio tradicionais