Michael Wesch faz Etnografia Digital


Michael Wesch é um antropólogo que trabalha sobre temas de média. Exerce uma cadeira de Etnografia Digital na Kansas State University. Dele conhecemos vários vídeos que nos levam a reflectir sobre as rápidas mudanças na forma de comunicar.

As suas qualidades de professor foram distinguidas recentemente. Foi considerado um dos melhores professores americanos em 2008 e foi distinguido na categoria de “Outstanding Doctoral and Research Universities Professor of the Year“.

Não é para menos, os vídeos que já vi de Michael Wesch primam pela qualidade de discurso aliada ao apelativo uso de soluções multimédia.

Recomendo “An anthropological introduction to YouTube“, o resultado de uma apresentação na Library of Congress a 23 de Junho de 2008, posteriormente “maquetada” com meios multimedia. Está lá tudo, a teoria q.b. e sobretudo os casos práticos.

Cultura, o objecto da Antropologia, é mensagem. Se os média que passam a mensagem mudam as relações humanas também. Cabe a esta disciplina analisar e explicar estas mudanças sociais. É esta a base onde Michael Wesch trabalha.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.